Debate proposto pelo vereador Genivan Vale terá início às 8h

Presente em 52 municípios, a bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró corta mais de 30% do território do Rio Grande do Norte. Apesar de sua notória importância para o estado, o manancial sofre com os altos índices de poluição. Problema que se arrasta por décadas e vem se agravando ano após ano.

No intuito de discutir ações para a revitalização do rio Apodi-Mossoró, será realizada nesta quinta-feira, 28, uma audiência pública na Câmara Municipal de Mossoró (CMM). O debate, proposto pelo vereador Genivan Vale, terá início às 8h, e atende a uma sugestão do arquiteto Carlos Mendes.

Deverão participar do evento, o secretário estadual de Recursos Hídricos, Mairton França; o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, João Gentil; e professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Também foram convidados para audiência os deputados federais Beto Rosado (PP) e Rafael Mota (PROS); os deputados estaduais Ricardo Motta (PROS), Galeno Torquato (PSD), Souza Neto (PHS), Getúlio Rego (DEM) e Kelps Lima (SD); além de representantes de órgãos do meio ambiente, entidades civis e a população em geral.

“O objetivo é discutirmos a situação do rio Apodi-Mossoró a fim de buscarmos alternativas para este problema. Convidamos para audiência pessoas que conhecem profundamente a questão e que poderão contribuir com boas sugestões para reverter esse quadro de poluição do rio”, justifica Genivan Vale.

Segundo o vereador, a ideia é que após o término da audiência, seja elaborado um documento com propostas de ações a curto, médio e longo prazo que venham a colaborar para a revitalização do rio Apodi-Mossoró. “O intuito da audiência não será apenas debater o problema, mas apresentar sugestões concretas e viáveis para solucioná-lo”, enfatiza.

Fonte: Assessoria