Feira de orgânicos chega ao oitavo ano de fundação.

Alicerçada nos pilares de sustentabilidade social, ambiental e econômica, a Associação dos Produtores e Produtoras da Feira Agroecológica de Mossoró (APROFAM) comemora neste sábado, 30, oito anos de fundação da feirinha de orgânicos em Mossoró e a 10ª Semana Nacional de Alimentos Orgânicos. Com apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e dos Recursos Hídricos (SEMARH), o Município conta, atualmente, com duas feiras de orgânicos.

Nas feiras localizadas na Praça do Museu, realizada aos sábados, e no Projeto de Assentamento Eldorado dos Carajás II (antiga Maisa), que acontece aos domingos, os produtos disponibilizados como verduras, legumes, ovos caipira, mel e frutas não apresentam agrotóxicos e/ou fertilizantes.

Para a comemoração da data, foi organizada uma programação que se inicia às 5h30, com um café da manhã; apresentação teatral do grupo mossoroense, A Máscara, com a peça “Viva a Vida”; e uma visita guiada aos quintais produtivos. Estarão presentes o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior; representantes do SEBRAE, EMATER, Sindicato da Lavoura de Mossoró, UFERSA e Grupo Verde de Agricultura Alternativa.

A feira foi a primeira no Estado do Rio Grande do Norte, a segunda no Nordeste e a quarta no Brasil, a receber a Certificação Orgânica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esse documento garante a comercialização dos produtos certificados em feiras, mas também, para supermercados, lojas, restaurantes, hotéis, indústrias e internet.

A promoção na qualidade de vida dos pequenos agricultores e o respeito ao meio ambiente são alguns dos objetivos da agricultura familiar, presente nos diversos quintais produtivos através da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Mossoró apresenta 60 PAIS, que abastecem as duas feiras de orgânicos.

“As culturas agroecológicas de empreendedorismo familiar movimentam a economia local e geram renda para as famílias do campo. São dezenas de agricultores beneficiados direta e indiretamente, que encontram nos quintais produtivos, uma alternativa de renda”, disse Rondinelli Carlos, secretário da Semarh.

Em Mossoró, os PAIS estão presentes nas seguintes localidades: projetos de assentamento Eldorado dos Carajás II (com as agrovilas Paulo Freire, Montana e Pomar); P.A do Carmo; P.A Favela; P.A Paulo Freire; P.A Jurema; P.A Recanto da Esperança; P.A Boa Fé; P.A Santa Elza; P.A Lagoa do Xavier; comunidade do Riacho Grande e Serra Mossoró.

Fonte: Assessoria