O suíço Joseph Blatter foi reeleito presidente da Fifa no 65º Congresso da entidade, na manhã desta sexta-feira, em Zurique, na Suíça. Apesar do escândalo de corrupção que abateu a entidade nesta semana e do crescente apoio das federações a seu opositor, o príncipe da Jordânia Ali Bin Al Hussein, Blatter foi declarado o vencedor após desistência do oponente e alcançou seu quinto mandato consecutivo – está no cargo desde 1998.

No primeiro turno das votações, Blatter recebeu 133 votos, contra 73 do príncipe Ali (três federações anularam o voto), mas como o suíço não obteve dois terços dos votos, houve a necessidade de um segundo turno. Já prevendo uma nova derrota, o candidato da Jordânia pediu a palavra e desistiu da disputa. Esta foi a primeira vez que Blatter teve um concorrente ao cargo.

O dirigente de 79 anos resistiu a uma forte pressão para que deixasse o cargo. Apesar de não ter tido seu nome envolvido na lista de denúncias do governo dos Estados Unidos – que culminaram na prisão de sete dirigentes ligados à Fifa, incluindo o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da CBF – Blatter perdeu o apoio de diversas federações nos últimos dias. O francês Michel Platini, presidente da Uefa, defendeu o cancelamento do pleito e chegou a pedir pessoalmente ao amigo que renunciasse, para que a “reputação da Fifa não fosse manchada”.

Fonte: Agência de Notícias