ACIM, CDL e Sindvarejo na luta pela coleção mossoroense.

Nilson Brasil, presidente da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM) e os presidentes do CDL e Sindivarejo, reuniram-se na manhã de quinta-feira(18), às 09h, com a secretária municipal da cultura Isolda Dantas. O encontro aconteceu no gabinete da secretária, no centro administrativo da cidadania prefeito Alcides Belo, bairro aeroporto.

Na reunião foram discutidas soluções para salvar, conservar e tornar acessível ao público a coleção mossoroense. As entidades propuseram uma parceria público-privada com a prefeitura de Mossoró.  A sugestão é que a parte superior do museu municipal Lauro da Escóssia seja cedida para abrigar o acervo da coleção mossoroense e os custos de manutenção e manuseio do acervo seriam divididos entre o município, a iniciativa privada e a fundação Vingt-un Rosado, responsável pelas obras.

Por ser bastante amplo o espaço do museu seria o único capaz de abrigar os mais de 150 mil livros da coleção e ao mesmo tempo serviria de memorial dedicado ao criador da coleção,  Vingt-un Rosado, com exposição de itens pessoais do intelectual potiguar e máquinas antigas usadas na impressão dos livros. Tudo o que foi discutido na reunião precisa ser chancelado pelo prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior. A secretária Isolda comprometeu-se com a fundação e as entidades no sentido de pleitear as propostas junto ao chefe do executivo.