Museu Lauro da Escóssia receberá acervo da Coleção Mossoroense

O Museu Lauro da Escóssia receberá o acervo da Coleção Mossoroense, mantido pela Fundação Vingt-un Rosado. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira, 24, pelo prefeito Francisco José Júnior, durante reunião realizada no próprio prédio histórico, e contou com a participação de representantes do segmento privado, historiadores, vereadores e auxiliares da gestão.

“Uma cidade sem memória é uma cidade sem história. Encontramos, em parceria, uma solução para manter viva a Fundação Vingt-un Rosado e preservar esse acervo, que será disponibilizado para estudantes, pesquisadores e para a população em geral. Com essa decisão, nós estamos preservando a memoria, a história de Mossoró”, destacou o prefeito Francisco José Júnior.

Participaram da reunião, a secretária da Cultura, Isolda Dantas, acompanha de seu adjunto, Jurandi Filho, os presidentes da Fundação Vingt-un Rosado, Dix-sept Sobrinho, do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindivarejo), Michelson Frota, da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Getúlio Vale, o vereador Claudionor dos Santos, o diretor do Museu Lauro da Escóssia, Alnyr Moura, e os historiadores Kydelmir Dantas e Geraldo Maia, além de Oberi Penha, que representou a Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM).

Ficou acertado no encontro que caberá às entidades privadas viabilizar uma plataforma móvel, responsável por deslocar os visitantes até o primeiro andar do Museu, sem interferir na estrutura arquitetônica do prédio histórico, mas possibilitando assim a acessibilidade exigida pelos órgãos competentes. O Município, em parceria com a Fundação, fará a catalogação do acervo, e será responsável pela manutenção dos títulos.

“Estamos otimistas com esse momento. Quero aqui agradecer e aplaudir o prefeito e as entidades por essa atitude. Com certeza, estaremos muito bem localizados no Museu Lauro da Escóssia. Nosso objetivo é manter viva a Coleção Mossoroense, que há mais de 60 anos faz parte da história da cidade”, concluiu o presidente da Fundação Vingt-un Rosado, Dix-sept Sobrinho.

 

Fonte: Assessoria