Mossoró inicia elaboração do Plano de Saneamento Ambiental.

Um evento realizado na manhã desta quarta-feira, 24, no auditório da Biblioteca Ney Pontes Duarte, deu início ao processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Ambiental, atendendo o decreto  nº 4.518 publicado no Jornal Oficial de Mossoró (JOM) do dia 23 de junho de 2015. A solenidade foi aberta pelo prefeito Francisco José Júnior, que observou a importância dos investimentos feitos na área do saneamento básico.

“Entemos a importância desse momento para Mossoró. Quando se trabalha sem planejamento, os serviços causam transtornos para a população e gastos desnecessários com o dinheiro público. Então é preciso manter o zelo. Os números mostram que a cada real gasto com saneamento básico, economizamos quatro reais com a saúde pública. Isso mostra o quanto é inteligente e importante investir nesse setor”, revelou o prefeito.

Uma das características mais evidenciadas na elaboração do Plano é que ele será feito integralmente com a participação popular. “O grande marco desse Plano Municipal de Saneamento Ambiental é que vamos construir ele nos bairros da zona urbana e na zona rural. Vamos debater com a população e ouvir os conselhos comunitários para uma elaboração participativa”, adiantou Francisco José Júnior.

A senhora Maria de Fatima, ‘Mocinha’, líder comunitário do bairro Barrocas, garante que os movimentos estão dispostos a colaborar, entendendo os benefícios que a população terá com esse trabalho de saneamento. “O Plano atende as necessidades das comunidades, que estão engajadas e unidas para participar dessa elaboração”, disse.

O Plano Municipal de Saneamento Ambiental será elaborado com base em quatro eixos. São eles: drenagem, esgotamento sanitário, abastecimento público de água, e limpeza pública e manejo de resíduos sólidos. O objetivo é identificar a realidade atual de cada um desses tópicos para que sejam feitos o levantamento dos dados, planejamento e proposições de alternativas.

De acordo com Flaviane de Oliveira Magalhães, consultora da Start, empresa de consultoria responsável pelo desenvolvimento e elaboração do Plano, Mossoró foi dividida em 11 setores para a atuação das equipes, sendo cinco na zona urbana e mais seis na zona rural.

A previsão é que o Plano seja finalizado e entregue na segunda quinzena de dezembro de 2015. “Queremos entregar esse trabalho como um presente de Natal para os mossoroenses. Vamos nos empenhar para que isso seja possível, mesmo com o pouco tempo até lá”, estipulou Flaviane.

O evento desta quarta-feira marcou também a nomeação do Comitê de Coordenação e do Comitê Executivo que ficam responsáveis pelo acompanhamento e elaboração do Plano Municipal de Saneamento Ambiental de Mossoró. Entre suas responsabilidades estão:

Coordenação:

– Criticar e sugerir alternativas, buscando promover a integração das ações de saneamento inclusive do ponto de vista de viabilidade técnica, operacional, financeira e ambiental, devendo reunir-se, no mínimo, uma vez ao mês de caráter ordinário e de caráter extraordinário sempre que necessário;

– Discutir, avaliar e aprovar o trabalho produzido pelo Comitê Executivo.

Executivo:

– Executar e apreciar todas as atividades previstas no termo de referência relacionado às fases de elaboração do Plano e de cada produto a ser entregue à FUNASA, submetendo-os à avaliação do Comitê de Coordenação.

– Observar os prazos indicados no cronograma de execução para finalização das atividades relacionadas ao Plano.

Fonte: Assessoria