Audiência pública discute oncologia em Mossoró

A secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, participou, na última sexta-feira, 26, da Audiência Pública que discutiu os serviços de oncologia em Mossoró. O momento foi realizado na Câmara Municipal de Mossoró (CMM). Na ocasião, a secretária mostrou a necessidade de outros municípios e do Estado de enviarem recursos para Mossoró, que, atualmente, custeia, com recursos próprios, serviços de oncologia que abrangem uma região de mais de um milhão de pessoas.

Segundo a secretária, é necessário que a pactuação com municípios do Oeste e do Estado aconteça com urgência. Ela destacou que o tema já é objeto de discussão de entidades estaduais de secretários municipais de Saúde do RN. “O que nós reivindicamos é que Mossoró tenha o mesmo tratamento dado pelo governo estadual a Natal e Caicó, onde o Estado arca com 60% da complementação de oncologia e os municípios, 40%. Em Mossoró, isso não acontece. O município é obrigado a arcar com 100% da complementação, que acontece devido a tabela SUS está defasada. Ou seja, Mossoró não pode mais pagar sozinha por um serviço que abrange toda uma região”, declarou.

O diretor do Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró, Cure de Medeiros, ratificou a fala da secretária ao mostrar que a unidade hospitalar atende 62 municípios e até cidades da Paraíba e do Ceará. Ainda segundo Leodise Cruz, a necessidade da pactuação de recursos para Oncologia em Mossoró é discutida desde o ano passado. “Enviamos ofícios ao governo do Estado solicitando que recursos para oncologia sejam enviados para esta região. Mossoró não tem mais condição de pagar a complementação da tabela SUS sozinha”, explicou.

Participaram da audiência presidida pela vereadora Izabel Montenegro: Dr. Cure Medeiros, Diretor Técnico do Centro de Oncologia de Mossoró; Dr. Bernardo Rosado, Diretor do Hospital Wilson Rosado; Leodise Cruz, Secretária de Saúde de Mossoró; Aécio Mares Tarouco, representante do Ministério Público Federal; Sávio Bastos, Promotor de Justiça; Fábio Bezerra, Prefeito de Serra do Mel; Diego Tobias, representante da OAB; Gilberto Pedro, Presidente do Conselho Municipal de Saúde; Ronaldo Fixina, Anestesiologista; Paulo Mendes, Coordenador da Auditoria do Sistema Municipal de Saúde de Mossoró; Thiago Demetrio, representante da UERN; e Andrea Taborda, representante da UFERSA.

Fonte: Assessoria