Rafael Motta preside audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

 

O deputado federal Rafael Motta (PROS) presidiu na tarde desta segunda-feira (29), na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a audiência pública que debateu o Projeto de Lei nº 1.321/2011, que trata da criação do Fundo Nacional Pró-Leitura. O projeto é de autoria do ex-senador José Sarney e a audiência foi uma solicitação do parlamentar potiguar que é o relator da matéria e integrante da Comissão na Casa Legislativa.

Na ocasião, Rafael Motta destacou a importância de aprimorar a prática da leitura e apresentou dados da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2011, onde metade da população brasileira não foi identificada como leitor. “Diante deste panorama, fica claro que devemos formar leitores e aprimorar o ensino da leitura. O FNPL vai permitir o atendimento à Política Nacional do Livro, e dar continuidade a programas e projetos voltados para a área, democratizar o acesso ao livro e estimular o hábito da leitura no nosso País”, disse o deputado.

A presidente do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Cláudia Santa Rosa, participou da audiência e ressaltou a construção de mais bibliotecas públicas e escolares em todo o País. Já o presidente da Câmara Brasileira do Livro, Luís Antonio Torelli, que também esteve no encontro afirmou que atualmente no Brasil há uma livraria para cada 100 mil habitantes e que a Unesco recomenda uma livraria para cada 10 mil pessoas.

 

Ainda estiveram presentes na reunião a representante do Ministério da Educação, Júnia Sales; a representante do Ministério da Cultura, Suzete Nunes; o presidente do Instituto Pró-Livro, Marcos Veiga; o Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro, e da Leitura, José Castilho e o presidente do Movimento Brasil Literário, Volnei Canônica.

Festa Literária

O deputado Rafael Motta participa nesta quinta-feira, dia 2 de julho, da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), onde dissertará na mesa “Fundo Nacional Pró-Leitura: uma política necessária”.

Fonte: Assessoria