Agentes da Semob retomam Operação Legalidade

Os agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) retomaram nesta semana a Operação Legalidade. A ação tem sido feita em parceria com o Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE) e tem como objetivo fiscalizar e proteger as linhas dos ônibus e melhorar o transporte público municipal. As atividades preventivas e de fiscalização são feitas em vários pontos da cidade.

A SEMOB disponibilizou quatro viaturas, divididas em duas equipes, sendo que a primeira realizou blitz no Bairro Planalto e Ilha de Santa Luzia; a segunda equipe concentrou as atividades nos bairros Macarrão e Santo Antônio. A retomada da Operação tem alguns objetivos, entre eles impedir que os táxis clandestinos façam lotação e retirem os passageiros das paradas de ônibus.

De acordo com o inspetor Isaías Rodrigues, a fiscalização do transporte clandestino tem o intuito de proporcionar mais segurança aos condutores. “É importante a população entender que o transporte mais confiável e seguro é aquele que está regularizado, devidamente registrado na SEMOB e autorizado a realizar o transporte remunerado de pessoas”.

Durante as ações da última quinta-feira foram contabilizadas 91 abordagens e 23 notificações. As irregularidades mais comuns constatadas pelos agentes foram: táxi e moto-táxi clandestinos realizando transporte remunerado de pessoas; conduzir motocicleta sem capacete de segurança; deixar o condutor e passageiro de usarem o cinto de segurança e dirigir veículo falando ao celular.

Fonte: Assessoria