Segundo o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), 53% dos entrevistados compraram por impulso nos últimos três meses.

 Mesmo com os altos índices de endividamento e inadimplência, o brasileiro não parou de consumir. Segundo um levantamento nacional do SPC Brasil e do portal de educação financeira Meu Bolso Feliz, mais da metade dos consumidores, o equivalente a 53%, admitem ter realizado pelo menos uma compra por impulso nos últimos três meses.

Quando perguntados sobre os produtos que menos resistiram e acabaram comprando mesmo sem haver necessidade, o item mais citado são as roupas, somando 24%, seguidos pelos calçados, com 12%, CDs e DVDs, com 7%, smartphones, com 7%, e livros, atingindo 6%.

Já entre as motivações que mais levam os consumidores a fazer uma compra sem planejamento prévio, o levantamento aponta que a principal delas é a promoção, atingindo 51% dos casos. Também foram mencionados outros estímulos como a atratividade do preço, com 31%, as características do produto, como funcionalidade e beleza (6%) e a facilidade de pagamento (4%).

Para os economistas do SPC Brasil, as compras por impulso são um dos principais responsáveis pela falta de controle orçamentário e um impeditivo para que os consumidores tenham uma reserva financeira para lidar com imprevistos.