Henrique Alves reforça pleitos contra a seca em Brasília.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, se uniu aos deputados e senadores do Rio Grande do Norte, para reforçar, na esplanada dos ministérios, em Brasília, os pleitos contra a estiagem no sertão potiguar. Em reunião com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, nesta terça-feira (14), ele apelou para que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), volte a distribuir milho para ração animal com preços subsidiados.

O governo, a exemplo de períodos anteriores da atual estiagem que se prologa pelo quarto ano consecutivo, deverá rebater o preço da saca do milho entre 30% e 40 % do valor de mercado. O milho já foi licitado no estado do Mato Grosso, mas ainda não chegou aos armazéns da Conab no Rio Grande do Norte. “A economia rural está quebrada e os produtores não conseguem sequer manter os rebanhos alimentados”, alertou Alves.

O ministro também pediu a colega Kátia Abreu para intermediar uma reunião com a equipe econômica do governo federal, principalmente do Ministério da Fazenda, para que as dívidas dos produtores rurais com os bancos oficiais sejam renegociadas. “Eles querem arcar com os compromissos, mas não podem pagar o que devem, nas condições atuais, diante dos prejuízos que se acumulam há quatro anos seguidos”, afirmou.

Além dos 11 parlamentares da bancada federal do Rio Grande do Norte e do ministro Henrique Alves, o presidente da Federação da Agricultura do RN (Faern), José Vieira, também participou da reunião. A bancada do Nordeste, como um todo, deverá se unir aos parlamentares do Rio Grande do Norte para reivindicar à equipe econômica do governo uma solução negociada para a região.