Oposição tenta criar clima desfavorável entre a Guarda Civil e a população de Mossoró.

A política de segurança adotada pelo prefeito Francisco José Júnior, com expressivos resultados alcançados, parece incomodar aqueles que torcem contra o sucesso da gestão. Os tradicionais grupos de oposição da cidade tentam agora criar um clima desfavorável entre a população e uma das categorias que mais têm recebido atenção e investimentos do Poder Executivo local: a Guarda Civil Municipal (GCM).

O desespero é tamanho que a oposição chegou ao ponto de, levianamente, afirmar que a categoria está em greve, fato categoricamente desmentido pela própria Guarda Civil, que em nota enviada à imprensa fez as seguintes considerações:

“A Guarda Civil Municipal de Mossoró torna público que não está em greve, permanecendo com as atividades normais. Reafirmados para a população mossoroense que toda a corporação está nas ruas”, destaca trecho da nota, acrescentando ainda que a Guarda mantém um contato direto com a população através da central de atendimento 153.

 

Com um efetivo de cerca de 180 homens antes do prefeito Francisco José Júnior assumir a gestão, hoje a GCM é composta por quase 300 agentes. A frota de transporte da Guarda Civil também vem sedo ampliada. Com apenas um veículo à disposição um ano atrás, hoje o órgão conta com o apoio de 8 viaturas.

Foi também na atual gestão que a Guarda Civil Municipal teve o seu Plano de Cargo, Carreira e Salário (PCCS) sancionado, entrando em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2015. Com o novo Plano, ficou estabelecida a progressão funcional dos agentes, salário-base, além da redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais, benefícios que eram uma reivindicação da categoria.

O próximo passo no processo de reestruturação da Guarda é o armamento da categoria, que será implantado em consonância com a Lei Federal nº 13.022, de 8 de agosto de 2014. Tantos investimentos refletem em resultados mais do que positivos, como, por exemplo, a redução nos índices de criminalidade na cidade. Em um trabalho conjunto com a Polícia Militar, o Município conseguiu reduzir em 25% o total de homicídios no primeiro semestre desse ano.

Fonte: Assessoria