CAPS AD 24h já possui mais de 300 pessoas em tratamento.

O Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD) já possui mais de 300 pessoas, de diversas regiões de Mossoró, em tratamento. Inaugurada há quatro meses, a unidade, que passou a funcionar 24h, ampliou o atendimento de 160 para 329 pacientes em tratamento contra dependência química.

A unidade conta com cerca de 80 profissionais dentre enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, assistentes administrativos, educador físico, terapeutas ocupacionais e assistentes administrativos. O município já conta com uma unidade do CAPS, porém há quatro meses a unidade funciona em um novo endereço, agora 24h e com um suporte maior de profissionais.

Segundo a diretora Alexcia Morais, a unidade promove um projeto terapêutico singular. “Há pacientes que são avaliados uma vez por mês, outros 15 dias, alguns recebem o internamento diário, depende da situação e do diagnóstico de cada um. Nós realizamos toda uma triagem e encaminhamentos necessários”, explica, acrescentando que a unidade também dispõe de leitos de internação masculinos e femininos.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, o CAPS AD marcou uma nova forma de tratamento ao dependente químico. “Nós estamos reestruturando o atendimento à saúde mental, prova disso foi a abertura 24 do CAPS AD, um anseio antigo de familiares de pacientes, funcionários e dos próprios pacientes, que agora contam com mais profissionais e um espaço mais humanizado”, comemora.