UERN vai a Brasília e garante canal de FM educativa para Mossoró.

Os mossoroenses devem contar em breve com mais um canal educativo de rádio. A garantia foi dada nesta semana por diretores do Ministério das Comunicações (MiniCom) ao reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, durante audiência em Brasília.

No mês passado, o ministério lançou o novo Plano Nacional de Outorgas (PNO) para emissoras de rádio educativa e comunitária e deixou Mossoró de fora da lista de 235 cidades atendidas. A universidade se mobilizou e foi ao ministério reivindicar o canal para Mossoró. Desde 2007 a Uern protocolou requerimento pedindo a abertura de uma emissora de rádio. Hoje, Mossoró conta apenas com uma FM educativa, que é a Santa Clara (105 FM).

Desde a surpresa com a não inclusão de Mossoró no plano lançado em julho, o reitor Pedro Fernandes tem participado de várias reuniões no ministério buscando reverter a situação. “Desde 2007 temos esta demanda no ministério. Conseguimos que um novo canal de FM educativa fosse aberto em Mossoró, e faltava apenas o lançamento do aviso de habilitação para os interessados concorrerem e o vencedor ocupar este canal. Daí fomos pegos de surpresa com este novo plano que não atendia aos mossoroenses e, desde então, temos tido reuniões no ministério para reverter este quadro. E conseguimos”, disse o reitor, destacando o apoio da senadora Fátima Bezerra (PT/RN) nas reuniões.

A garantia foi dada pelo diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônicas (DEAA) da Secretaria de Comunicação Eletrônica do MiniCom, Adolpho Loyola.

O primeiro aviso de habilitação do novo Plano deve sair ainda em agosto. Após a publicação do aviso, as entidades interessadas apresentam seus projetos num prazo de 60 dias, e logo depois o ministério anuncia o ganhador da outorga, que é o direito dado pelo Governo Federal para exploração do canal de rádio. A Uern tem sido a única entidade a demonstrar interesse no canal em Mossoró, haja vista possuir um curso de Comunicação Social, com habilitações em Jornalismo e Radialismo, além de contar com equipe técnica qualificada, corpo docente especializado e os equipamentos necessários ao funcionamento de uma estação de rádio.

Fonte: Assessoria