Detran do RN cede tecnologia para órgão de trânsito de Rondônia

O Detran/RN firmou nessa quinta-feira (27) um convênio com o Departamento de Trânsito do Estado de Rondônia para a cessão do sistema DetranNet. A ação promove a cooperação técnica entre as duas instituições, bem como a permuta recíproca de conhecimento acerca de experiências, informações e melhorias no atendimento ao usuário, além de fortalecer as boas práticas entre os Detrans do Brasil.O sistema DetranNet do estado do Rio Grande do Norte é referência nacional quanto a sua aplicação e funcionamento no gerenciamento de veículos, fiscalização e arrecadação. Através desse método processual, o Detran/RN gerencia todo o sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) relacionados as infrações de trânsito, emissão de documentos, registro de recursos, geração de débitos, controle e arrecadação. Além disso, com o DetranNet é possível se comunicar com outros órgãos de trânsito espalhados pelo país.

O termo de cessão foi assinado no gabinete da direção geral do Detran/RN em Natal. Na oportunidade, o diretor do órgão de trânsito do Rio Grande do Norte, Júlio César Câmara, e o diretor Executivo de Habilitação, Medicina e Trânsito do Detran de Rondônia, Acássio Figueira, firmaram a parceria técnica entre as duas instituições.Para o representante do Detran de Rondônia, Acássio Figueira, o convênio de cooperação vai ser útil para ampliar e qualificar os serviços do Detran/RO. “Esse sistema significa para o Detran de Rondônia a redução de despesas e a melhoria no atendimento ao público”, ressaltou.

Rondônia é o quinto estado a solicitar o DetranNet do Rio Grande do Norte, além dele Mato Grosso, Santa Catarina, Tocantins e Espírito Santo também foram contemplados com a cessão do sistema, que preza pelo princípio da economicidade e da eficiência na gestão pública, como também pela troca de experiências e de informações técnicas com os Detrans do País.