Ministério do Turismo promove oficina para atualizar mapa turístico brasileiro.

O Ministério do Turismo realizou em Brasília a primeira etapa de oficinas de formação para profissionais de secretarias estaduais de turismo. O objetivo é que eles se preparem para atuar como difusores e mediadores do Mapa do Turismo Brasileiro, uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das políticas públicas de turismo no Brasil.Durante o evento, os profissionais entenderam a categorização, que é uma avaliação do nível da economia turística municipal. “A ferramenta oferece elementos para aprimorar a gestão do turismo; ajuda a otimizar a distribuição de recursos e promover o desenvolvimento do setor. A intenção é agrupá-los de forma que possamos traçar parâmetros para atendimento a diferentes necessidades”, disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

O Rio Grande do Norte teve 75 cidades agrupadas em categorias de A até E. Natal, assim como todas as capitais brasileiras, ficou na categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. Outros dois municípios do estado, Mossoró e Tibau do Sul (Pipa), foram inseridos na categoria B; e 10 na categoria C, incluindo São Miguel do Gostoso e Parnamirim. As 62 cidades restantes foram categorizadas como D (43) e E (19). “Com a categorização, os municípios vão se empenhar mais em investir no turismo e atrair mais visitantes e benefícios para a população”, afirmou  o ministro.A última versão do mapa (2013) conta com 303 regiões turísticas e 3.345 municípios. Estas regiões são indicadas pelas Secretarias de Estado de Turismo, a partir de oficinas participativas realizadas nos estados, tendo como orientação, critérios estabelecidos pelo Ministério. A participação de interlocutores nos estados é imprescindível para o fortalecimento da gestão descentralizada do turismo.

Eles são os principais disseminadores das diretrizes do Programa de Regionalização e também apoiam a equipe técnica do Ministério na elaboração de políticas públicas para o setor, trazendo as experiências de cada estado. A próxima etapa ocorre do dia 5 ao dia 8 de outubro.

Fonte: Assessoria