Defesa Civil acompanha processo de reedição do decreto estadual de emergência

O coordenador da Proteção e Defesa Civil de Mossoró, Carlos Paiva, participou no final da manhã desta quinta-feira, 3, da reunião do Comitê de Convivência com a Estiagem, onde foi decidida a reedição do decreto estadual de situação de emergência e a elaboração de um plano geral para o Estado, que contemple ações como abastecimento das cidades em colapso, ajuda com ração animal e ajuda alimentícia às famílias atingidas.

“Esse plano estadual, quando executado, será de suma importância para atravessarmos esse momento difícil. Pelo quarto ano seguido, estamos sendo atingidos pelo fenômeno da estiagem. Mossoró saiu na frente e foi a primeira cidade do Rio Grande do Norte a apresentar um plano de enfrentamento à seca”, destacou Carlos Paiva.

A reunião realizada nesta quinta foi coordenada pela secretária chefe do Gabinete Civil do Estado, Tatiana Mendes Cunha, e contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), EMATER, CAERN, IGARN, EMPARN e Defesa Civil.

“Na próxima terça-feira, 8, os órgãos e entidades envolvidas na elaboração do plano estadual deverão apresentar suas necessidades para que o documento seja finalizado e entregue ao governador Robinson Faria, que deverá ir a Brasília em busca dos recursos junto ao Ministério da Integração Nacional. A determinação do prefeito Francisco José Júnior é que sejamos todos partícipes desse processo, destacando as demandas específicas do nosso município”, concluiu Carlos Paiva.