Mossoró sedia encontro para votação de Conselho Nacional

O Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), principal órgão de participação popular do Ministério da Cultura, realiza processo eleitoral para renovação. No próximo sábado, 19, Mossoró sedia um encontro para debates e apresentação dos candidatos do Rio Grande do Norte, além de disponibilizar um ponto de acesso à plataforma para inscrições e votação. O encontro acontecerá no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania durante a manhã, a partir das 9h, e tarde.

Isolda Dantas, secretária da Cultura, explica que os interessados podem se inscrever na condição de eleitores e/ou candidatos, mediante critérios estabelecidos, através de plataforma digital disponibilizada na página virtual do Minc. A eleição definirá os Colegiados Setoriais, como Artes Visuais, Dança, Literatura, Circo, Música, Patrimônio Imaterial, entre outros, e o Plenário do Conselho.

“Os interessados podem votar em suas casas por meio da internet. Porém, o encontro presencial é importante, pois possibilitará o debate sobre a importância do Conselho Nacional e os candidatos locais. No RN, somente Natal e Mossoró recebem etapa de votação, que vem acontecendo desde o início do mês em todo o país”, esclareceu a secretária.

Com a conclusão das votações estaduais, serão realizadas as etapas nacionais. Os candidatos mais votados nos estados e no Distrito Federal e os 15 integrantes da antiga formação dos Colegiados Setoriais habilitados irão escolher entre si os ocupantes das 30 vagas de representação da sociedade civil.

“O CNPC é um relevante instrumento de diálogo permanente entre Estado e a população, com o intuito de desenvolver e fomentar atividades culturais em todo o território nacional. É essencial que o RN eleja seus nomes e envie representantes para as etapas nacionais”, afirmou Isolda Dantas.O encontro é realizado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria da Cultura, Fundação José Augusto e Ministério da Cultura.

Fonte: Assessoria