Saúde inicia mobilização para incentivar vacina contra HPV

A Secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima segunda-feira, 21, uma mobilização para incentivar a vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), destinada a meninas de 9 a 11 anos. A imunização estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também é voltada para mulheres de 9 a 26 anos com HIV. A vacina só tem eficácia quando finalizado todo o ciclo vacinal de três doses. A segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira e a terceira dose, cinco anos após a segunda.

De acordo com o Programa Municipal de Imunização, a Secretaria de Saúde disponibilizará a vacina tanto para primeira quanto para a segunda dose. “Há seis meses, fizemos uma mobilização pela primeira dose. Agora, já chegou a hora das crianças que tomaram a primeira no início do ano, tomarem a segunda. A vacina só poderá ter eficácia se o público-alvo cumprir todo o ciclo vacinal”, explica a secretária adjunta de Saúde de Mossoró, Silvana Escócia.

 

Neste ano, o público-alvo é de 6.229 meninas de 9 a 11 anos. Destas, 4.217 tomaram a primeira dose da vacina há seis meses e devem retornar à UBS para tomar a segunda dose. “Até o momento, o município vacinou 67,70% do público-alvo. O nosso objetivo é ampliar esse número durante esta mobilização, que se estenderá por todo o ano. Por isso, fazemos o apelo para meninas que não iniciaram o ciclo procurarem uma UBS”, acrescenta Silvana Escócia. Uma das estratégias é levar a vacinação para escolas onde concentram o público-alvo, através do Programa Saúde na Escola.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina possui 98% de eficácia se seguido corretamente todo o ciclo vacinal e protege as mulheres contra o câncer de colo de útero, terceira principal causa de morte do tipo em mulheres no Brasil. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto da pele ou com mucosas infectadas por meio de relações sexuais.

Fonte: Assessoria