A Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCIT), promove no período de 28 a 30 deste mês de setembro, a visita técnica do Professor Doutor Álvaro de Oliveira, da Universidade Aalto Helsinki (Finlândia), que coordena a Rede de Human Smart Cities e é Presidente Emérito da Rede Europeia de Living Labs (EnoLL).

A visita do professor se insere dentro da decisão da Prefeitura do Natal de buscar na tecnologia as respostas aos problemas que a cidade enfrenta no seu crescimento diário. Nessa ótica, ainda em julho passado, por ocasião da realização do Campus Party (evento de Internet mais importante do mundo nas áreas de Inovação, Criatividade, Ciência, Empreendedorismo e Entretenimento Digital), em Recife, Natal aderiu à Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD), da UFRN.

“A presença de um autoridade como o professor Álvaro é importante, por nos dá um indicativo que Natal tem como se inserir no processo de Cidades Inteligentes e Humanas”, explica Irani Santos, diretora de Desenvolvimento Socioeconômico da Sempla. Segundo ela, o objetivo neste momento é ” mostrar ao professor o Ecossistema de Inovação do município do Natal e Região Metropolitana, para análise de futuros investimentos”.