Assessora da ActionAid Brasil visita CF8 para o planejamento do Seminário Estadual do projeto Cidades Seguras para as Mulheres

Nesta segunda, Juliana Funari, assessora de Direitos das Mulheres da ActionAid Brasil, ONG que atua em mais de 40 países, visita o Centro Feminista 8 de Março para o planejamento do Seminário Estadual do projeto Cidades Seguras para as Mulheres.

O projeto visa debater a segurança das mulheres nos espaços públicos e vem acontecendo nos bairros periféricos das cidades dos estados RJ, SP, PE e RN desde 2013. No Rio Grande do Norte o Centro Feminista 8 de Março atuou em Mossoró nos bairros Nova Vida, Lagoa do Mato, Belo Horizonte e também na zona rural no Jucuri; em Upanema e também na cidade de Tibau.

A ideia é construir um projeto nacional que defina um diagnóstico de como a cidade pode ser mais segura para as mulheres que, segundo Adriana Vieira, do Centro Feminista, “não se resume à segurança pública no aspecto do policiamento das ruas, mas para ter um lugar mais seguro onde viver o público feminino reivindica, principalmente: transporte público, iluminação das vias públicas, acesso à educação e creches, pontos que aparecem interligados e a conscientização da população”.

As rodas de conversas realizadas nos bairros possibilitarão um mapeamento das áreas de risco para as mulheres e o Seminário Estadual que acontecerá em novembro deste ano sistematizará todos os problemas, demandas e resoluções levantadas pelas mulheres em seus locais para que as informações sejam condensadas e apresentadas ao poder público.

Juliana Funari explica que “já realizamos o Seminário Estadual de PE. E aqui no RN queremos articular as gestoras públicas municipais e estadual para construirmos essa rede de discussão de cidades seguras para as mulheres, fortalecermos o debate entre as gestoras e sensibilizá-las para esta questão junto às outras secretarias e criar uma rede de incidência sobre esta temática”.