FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil chega às telonas de Natal neste mês.

O mundo mágico da tela gigante, na sala escura e com aconchego acompanhado por uma boa pipoca com exibição de mais de 100 filmes de 25 países chega a Natal com o 13º Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI, a partir do dia 23 de outubro a 1 de novembro. E o melhor, com meia entrada para todos, na rede Cinemark Midway Mall.

É pelo quarto ano consecutivo que o FICI chega à capital potiguar, sendo o único do gênero no país e, além de Natal, apenas as cidades do Rio de Janeiro e Niterói (RJ), Salvador (BA), Aracajú (SE) e São Paulo (SP) realizam o festival. No total, já contabiliza 800 filmes exibidos atraindo um público superior a 1,5 milhão de espectadores. Curtas, médias e longas-metragens, brasileiros e internacionais, mostras especiais, além de oficinas e debates ocuparão os dias das sextas, dos sábados e domingos da galerinha.

 

No FICI, filmes antigos como O Menino Maluquinho – O Filme, Helvécio Ratton e longas-metragens recém lançadas estão na programação, dentre eles, os sucessos Divertida Mente, de Pete Docter, Ronnie de Carmen, 2015; Cada um na sua Casa, de Tim Johnson, 2014; Bob Esponja: um herói fora d’agua, de Paul Tibbitt, 2015 e muito mais.

Neste ano também terá filmes na sessão Dublagem Ao Vivo, sucesso nas edições anteriores e um momento super aguardado pelos pequenos. Na medida em que o filme é exibido, a dublagem é feita por profissionais, em tempo real, dentro da sala, permitindo ao público acompanhar e conhecer de perto o trabalho dos dubladores. Outra sessão que é sucesso garantido é O Pequeno Cientista, na qual, após a exibição do filme, é permitido às crianças fazerem experiências científicas sobre o tema abordado e conversarem sobre o filme com um cientista e, a Oficina de Cinema e Animação, onde poderão conhecer e aprender mais sobre a magia do cinema enquanto fazem seus próprios filmes nos saguões do Cinemark.

O FICI também tem o projeto A Tela na Sala de Aula destinada a alunos da rede pública de ensino e projetos sociais. O intuito dessa parte é oferecer filmes que sirvam ao professor como ferramenta de apoio à educação.

Tudo com exclusividade na Rede Cinemark, patrocínio do Ministério da Cultura, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Petrobras, Oi, BNDES, Outback e RioFilme.