Carlos Augusto Maia quer prioridade para obras de recursos hídricos no RN

O deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB) destacou em seu pronunciamento, nesta quinta-feira (15), durante a audiência pública da Assembleia Legislativa do RN, para tratar sobre a seca no Estado, realizada no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, a necessidade de se promover uma reunião com a bancada federal do Estado com toda brevidade, para cobrar prioridade absoluta para as obras relacionadas a recursos hídricos, apresentadas pelo governador Robinson Faria. O chefe do Executivo esteve em Brasília, nesta quarta-feira (14), para listar as prioridades do RN para a inclusão de emendas ao orçamento da União.

“Vamos agendar essa reunião. Se necessário vamos a Brasília nestes próximos dias, uma Comissão de Deputados Estaduais, levar o nosso apelo, garantir a inclusão das emendas, inclusive como um dos resultados desta audiência pública”, destacou Carlos Augusto.

Ele também reforçou a necessidade de se mobilizar uma frota de máquinas perfuratrizes – próprias do Estado ou contratadas – para perfurar poços onde seja possível extrair água. “As que estão fazendo esse trabalho não são suficientes, nem de longe, para as urgências dos diversos municípios e localidades em todo o Estado”, enfatizou.

O deputado Carlos Augusto destacou ainda que o governo federal precisa destinar recursos para essa e para as outras providências emergenciais, como a desobstrução das vias para a chegada da água de Curemas para a região Seridó; a aceleração da construção dos canais e adutoras que possam levar água das barragens onde ainda tem água para os municípios onde os açudes secaram, como os da região Oeste; a ampliação da operação carro-pipa para atender a todas as comunidades onde as fontes locais de água se esgotaram. “A Transposição do Rio São Francisco com a extensão dos dois ramais por onde ela chegará ao nosso estado precisa ser concluída – acelerada, agilizada. Não podemos mais esperar nem tolerar os adiamentos intermináveis dessa obra que representa uma esperança de uma melhor convivência com as secas no nosso sertão”, disse.Ele também reforçou a proposta do presidente da AL-RN, deputado Ezequiel Ferreira, para que o governo do Estado e o DNOCS façam parcerias de emergência com os ceramistas de todas as regiões, para a retirada do material que se acumulou nos leitos dos açudes que secaram.

Fonte: Assessoria