Participação popular é destaque no Fórum Projetando a Mossoró do Futuro

O Poder Executivo local promoveu na noite desta quinta, 12, mais uma edição do Fórum Projetando a Mossoró do Futuro, dessa vez contemplando a região do Abolição IV. Os debates ocorreram na Escola Niná Rebouças e contaram com uma grande participação popular. Ao longo do Fórum, os moradores direcionaram perguntas para o prefeito Francisco José Júnior, sobre temáticas como Saúde, Segurança, Educação, Mobilidade Urbana, Infraestrutura e Habitação, entre outras.

Em sua segunda etapa nos bairros (a primeira foi no Alto de São Manoel), a iniciativa da atual gestão municipal já se consolidou como importante instrumento de integração entre Poder Público e Sociedade e participação popular no planejamento da cidade, conforme destacou o prefeito Francisco José Júnior ao iniciar o Fórum no Abolição IV. “Quero parabenizar os moradores do bairro por estarem aqui, desempenhando com compromisso e engajamento o papel de cidadão mossoroense”, afirmou o chefe do Executivo.

Os debates foram abertos com questionamentos sobre investimentos em educação. A moradora Cleonice Nunes sugeriu ao prefeito que a Escola Niná Rebouças fosse ampliada. “Nossa gestão é a que mais investe em educação. Em 2014, por exemplo, repassamos mais de 30% do orçamento municipal para o setor, reformamos cerca de 18 escolas, contratamos aproximadamente 300 professores. Essa reivindicação de ampliarmos a Niná Rebouças será analisada e discutida com a toda a comunidade escolar”, respondeu Francisco José Júnior.

Sobre segurança, a população agradeceu a instalação de uma Base Integrada Cidadã (BIC) no bairro, equipamento que vem contribuindo para a redução dos índices de criminalidade na região, e também pediu novos investimentos para a comunidade. “O prefeito está de parabéns por essa iniciativa. Ouvimos sobre quais ações o Município vem realizando e tivemos a oportunidade de também apresentar nossas sugestões”, destacou a moradora Vera Lúcia.

Pontos como iluminação de um campo de futebol na região dos Três Vinténs, reestruturação do Centro de Convivência do Idoso e recapeamento de ruas e avenidas também foram abordados durante o Fórum. Lideranças comunitárias, membros da sociedade civil organizada e do Poder Legislativo tiveram a oportunidade de sugerir melhorias para a região e fazer questionamentos a Francisco José Júnior e sua equipe de auxiliares. “Quero aqui parabenizar o prefeito tanto por esse Fórum, como pelo projeto Meu Bairro Melhor, que está instalado no Abolição III”, complementou a moradora Eliane Costa.

Todas as reivindicações da população foram anotadas pessoalmente pela secretária-chefe de Gabinete, Glaudionora Silveira, e serão analisadas pela equipe de auxiliares da gestão municipal. O Fórum foi mediado pelo secretário municipal de Comunicação Social, José de Paiva Rebouças. Também participaram do debate os vereadores Manoel Bezerra, Nacízio Silva e Alex do Frango.

“Colhemos valorosas sugestões dos moradores, que contribuirão de maneira significativa para o planejamento da Mossoró que queremos hoje e no futuro. Com uma sociedade cada vez mais presente nas decisões do Poder Público, a cidade só tem a ganhar”, conclui o prefeito Francisco José Júnior.

Fonte: Assessoria