Parceria garante abastecimento para mais de 600 famílias na zona rural.

A prefeitura recebeu nesta terça-feira, 24, da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) a cessão de um poço profundo que atenderá mais de 600 famílias da zona rural. O termo, assinado pelo prefeito Francisco José Júnior e o reitor Arimatéa de Matos, beneficiará todo o polo da Alagoinha, que compreende as comunidades do Coqueiro, Lajedo, Senegal, Arisco, Bom Destino e Oiticica.

O equipamento, localizado na fazenda experimental Rafael Fernandes, tem uma vazão de mais de três mil litros cúbicos de água por hora. De acordo com o prefeito, o próximo passo da gestão é buscar parcerias com os governos Federal e Estadual para levar a água até as casas dos moradores a partir de um sistema de encanamento.

“Quero agradecer a sensibilidade do reitor José Arimatéa de Matos, que inaugura hoje um novo poço na fazenda experimental e cede o que já existia para a Prefeitura, o que permitirá o fornecimento de água de qualidade para mais de três mil moradores. Dessa forma, o poço, que ficaria ocioso, será gerenciado pelo Município, que garantirá a sua manutenção, beneficiando o homem do campo”, destacou o prefeito Francisco José Júnior.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura de Mossoró, Francisco Gomes, um importante passo foi dado para que as famílias recebam água encanada em casa. “Vamos agora somar forças para que esse projeto se consolide. A cessão do poço à Prefeitura torna esse sonho mais próximo”, destacou.

A cessão do poço profundo pela Universidade tem o aval das procuradorias Federal e Municipal e terá duração de vinte anos, podendo ser prorrogada por igual período. Os moradores da região comemoram a notícia. “Com água, tudo fica mais fácil. Agora teremos um poço só para abastecer as comunidades, já que antes a água era dividida com a Ufersa”, concluiu Maria Aparecida, da comunidade do Senegal.

Acompanharam a assinatura do Termo de Cessão, além do reitor da Ufersa, José de Arimatea; o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Rondinelli Carlos; a secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Irenice de Fátima; o secretário adjunto do Meio Ambiente e Urbanismo, Alfredo Fernandes; e o vereador Nacízio Silva.