O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso usou hoje sua página no Facebook para convocar a população a participar dos protestos marcados para este domingo, que pedirão o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

O impeachment de Dilma, defendido pela parceria PSDB-Eduardo Cunha, pode levar o vice-presidente Michel Temer ao poder. Coincidentemente, os protestos foram marcados para o dia que marca o 47o. aniversário do AI-5, o Ato Institucional número 5, editado em 13 de dezembro de 1968 em que foram cassados vários direitos e liberdades civis e o Brasil passou a viver num regime de exceção.

O movimento tucano enfrenta a oposição de artistas, intelectuais, juristas, reitores e professores de universidades, além de praticamente todos os governadores – à exceção dos tucanos.

Leia, abaixo, a convocação de FHC para o protesto de amanhã

FHC: “O impeachment, tenho reiterado, não deve ser mero objeto do desejo político. Ele se impõe quando há desrespeito à Constituição e quando, simultaneamente, o governo perde sustentação na sociedade e perde apoio no Congresso. O governo está paralisado, perdeu apoio do povo e está perdendo a maioria no Congresso. A consistência dos argumentos a favor do impeachment — o desrespeito continuado da lei de responsabilidade fiscal para manter programas de alcance eleitoral — será debatido pelos deputados.

Se a Câmara, depois da defesa feita pela Presidente, ainda assim, resolver aceitar o processo contra a Presidente, esta será julgada pelo Senado. Tudo dentro da Constituição, sem sombra de golpe.

A aceitação dos argumentos independe de o presidente da Câmara, estar ele próprio, sob suspeita fundamentada, justificando-se a meu ver seu afastamento imediato das funções.

Cabe agora à sociedade participar deste processo. Por isso é bem-vinda a convocação para manifestações pelo impeachment no próximo domingo. Elas podem e devem ser apoiadas por militantes dos partidos, mas em caráter pessoal, sem que haja tentativas de transformá-las em manobras partidárias.” (Blog Magno Martins)