Ufersa firma termo de compromisso para coleta de materiais recicláveis

 

Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido firmou um Termo de Compromisso com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró, a Ascamarem. O documento, assinado na manhã desta quarta, 16, autoriza que a associação utilize todo o material reciclável produzido pela Ufersa. A Ascamarem foi selecionada via edital publicado pela Comissão de Coleta Seletiva Solidária. Fundada há 10 anos, a Associação hoje conta com 20 catadores que se mantêm graças a esse sistema de coleta. O presidente da entidade, Ronaldo Nunes, participou da assinatura do Termo de Compromisso com a Ufersa e enalteceu a parceria. “Se todos colaborassem como a Ufersa seria ótimo. Hoje o material recolhido na universidade não tem perda, é totalmente aproveitado e depois reaproveitado”, comentou Ronaldo.

Pela Ufersa, participaram do ato a professora Aline Campagna e a bióloga Cristiane Carvalho da Comissão de Coleta Seletiva Solidária e também os professores Vítor Lunardi e Diana Lunardi. Todos comentaram a responsabilidade ambiental da coleta seletiva e o trabalho desenvolvido pela Ascamarem. “Eles [os catadores] não faltam, estão sempre disponíveis para a Ufersa. Nós agradecemos e esperamos que a Ascamarem possa fazer sempre o trabalho de forma correta e assídua”, destacou a professora Diana Lunardi. Pelo termo, que tem vigência de 1 ano, a Associação terá de recolher todo o material reciclável da universidade uma vez por semana, uma prática que já vem sendo adotada nos últimos 2 anos. Para facilitar o recolhimento e depositar de maneira correta o que é descartado, a Ufersa, por meio de um servidor terceirizado, recolhe e faz toda a separação do material. O trabalho é feito no Abrigo de Resíduos que foi inaugurado recentemente, no final do Campus Leste. O prédio tem estrutura para receber plásticos, metais, papeis, vidros, produtos químicos e lixo eletrônico como baterias, pilhas e lâmpadas queimadas.

Hoje a separação dos resíduos começa pelos “eco-pontos”, que são tambores para recolher tudo que é descartado. Segundo a Comissão de Coleta Seletiva, existem “eco-pontos” em todos os setores da Ufersa em Mossoró e nos outros 3 câmpus fora da sede. Biólogos e professores que integram a comissão fazem um apelo para que toda a comunidade acadêmica participe da coleta seletiva colocando o lixo nos locais indicados.

Atualmente, a Ufersa produz uma média de 100 quilos de material reciclado mensalmente. O Reitor José de Arimatea de Matos assinou o termo reconhecendo que a universidade está em dia com o seu papel ambiental. “Desde 2013 que a Ufersa vem destinando o seu lixo de forma correta dentro da Política Nacional de Coleta Seletiva Solidária, que obriga todas as instituições do país a destinar os seus resíduos para associações de catadores. Nós acompanhamos as diretrizes dessa política nacional e desenvolvemos os projetos da coleta seletiva e do Abrigo de Resíduos. Nesse quesito também somos referências e vamos ampliar as ações de responsabilidade ambiental”, concluiu o Reitor Arimatea Matos.

Fonte: Assessoria