A Prefeitura Municipal de Mossoró, em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) e ONGs de proteção e defesa dos animai, promoverá ciclos de sensibilização voltados a Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias sobre o controle populacional de pequenos animais. Na manhã desta sexta-feira, 22, as instituições envolvidas se reuniram na sede do MP para acertar e oficializar as parcerias, bem como o cronograma das ações a serem desenvolvidas.

Uma ação integrada do Executivo Municipal e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) vai realizar, inicialmente, a castração dos animais que estão abrigados nas entidades de proteção. Já a função dos agentes será de conscientização dos donos sobre a importância de oferecer tratamento adequado aos animais domésticos, coibindo, inclusive, a reprodução desenfreada.

 

A capacitação dos agentes será promovida pelos residentes em Medicina Veterinária da Ufersa e deve ser iniciada em março. A Secretaria Municipal de Saúde pretende evitar o crescimento do contingente de cães e gatos, hoje composto por mais de 40 mil animais, segundo dados do censo canino registrado pelos agentes de endemias.

Karla Cartaxo, coordenadora da Unidade de Endemias, diz que a iniciativa idealizada pela Secretaria Municipal de Saúde foi elogiada pelo Ministério Público. Além disso, ela salienta que o Município tem preocupação permanente com a quantidade de animais de rua, haja vista o elevado grau de procriação. “É necessário evitar a reprodução desenfreada dos animais de rua, uma vez que eles podem ser transmissores de doenças, até mesmo pela ausência de cuidados. Além disso, é importante que os donos não permitam a reprodução desequilibrada dos animais domésticos e exerçam posse responsável. Nosso pedido é que a população abrace essa causa”, disse. Representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) participaram da reunião, que também foi acompanhada pelo promotor de Justiça, Domingos Sávio Brito.