A Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) informa que o Grupamento de Acidentes de Trânsito (GAT) começa a atuar em caráter permanente a partir desta quinta-feira, 28. O grupo de agentes de trânsito vai iniciar os trabalhos de mediação e conciliação em casos de acidentes de trânsito sem vítimas. O veículo será utilizado apenas para fazer conciliações após acidentes com danos materiais. A solenidade de lançamento do novo serviço acontece nesta quinta, às 8h30 na sede da Semob, localizada na Avenida Felipe Camarão, ao lado da Igreja São João.

O prefeito Francisco José Júnior e o juiz Herval Sampaio, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), vão participar da abertura desse serviço inovador e que vai beneficiar toda a população. Agora, além de atender e fazer o boletim de ocorrência do acidente, os agentes farão a função de conciliadores e mediadores. O novo serviço vai agilizar o procedimento e ajudar a desafogar o setor judiciário com processos relacionados a acidentes de trânsito.

 

Para executar essa nova função, os agentes passaram por curso de capacitação ministrado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN). O secretário interino de Mobilidade Urbana, Tidal Amorim, conta que 15 agentes estão capacitados para atuar na nova função. O atendimento pode ser feito no local do acidente ou na sede do Fórum. O veículo vai percorrer toda a cidade e a expectativa é que faça entre cinco e 10 atendimentos diários.

“Quando houver um acidente, a equipe de agentes será encaminhada para fazer o Boletim de Acidente de Trânsito e declarar o responsável pelo dano. A partir disso, será intermediado e formalizado um acordo, que deve ser firmado pelas partes e, posteriormente, homologado judicialmente. Enquanto aguardam a conciliação, os envolvidos no acidente têm acesso a vídeos educativos e materiais educativos para um trânsito mais seguro”, destaca Tidal Amorim.A Central de Atendimento ao Público da Semob funciona através do telefone 156. Em caso de algum acidente de trânsito, a população pode ligar e solicitar a presença do GAT. Além disso, a população pode fazer denúncias, reclamações ou sugestões.