A partir desta quinta-feira, 28, o Grupamento de Acidentes de Trânsito (GAT) da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) começa a desempenhar a função de mediação e conciliação em acidentes de trânsito sem vítimas. O grupo de Agentes de Trânsito já conta com veículo exclusivo para fazer as ações após acidentes. O prefeito Francisco José Júnior e o juiz Herval Sampaio participaram da solenidade de abertura do novo serviço.

O prefeito destacou o pioneirismo da nova função de agentes conciliadores no país e funciona através de parceria entre Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e a Semob. O serviço do GAT vai beneficiar toda a população mossoroenses, funciona 24h e pode ser solicitado através do telefone 156. A expectativa é que sejam feitos entre cinco e 10 atendimentos diários.

 

“Os agentes foram capacitados e estão aptos para desempenhar essa nova função. Esse serviço é ágil, inovador e pioneiro no Brasil. As pessoas que se envolverem em algum acidente poderão receber todo o atendimento necessário. Essa agilidade no processo é muito importante para aliviar a angústia dessas ocorrências. O nosso objetivo é fazer o melhor para a população”, afirma.

Para o juiz Herval Sampaio, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), esse projeto deve ser copiado em várias partes do país. O novo serviço vai agilizar o procedimento e ajudar a desafogar o setor judiciário com processos relacionados a acidentes de trânsito. “Mossoró é a primeira cidade do Brasil a ter Agentes de Trânsito realizando a função de conciliadores e mediadores. Em outros locais, temos o serviço de conciliação, mas é feito por pessoas ligadas Justiça. Não tenho dúvidas que esse projeto vai servir de modelo para outros municípios. Vamos continuar capacitando os agentes e já em março nova turma vai participar do curso”, complementa.

Fonte: Assessoria