Casos de dengue no RN aumentaram 84% neste ano…

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) anunciou nesta sexta-feira (12) que 3.310 casos de dengue foram notificados no estado até o dia 6 de fevereiro. O número representa um aumento de 84,2% no número de casos se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados divulgados pela secretaria foram retirados do boletim do Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD).

De acordo com o boletim, do total de casos notificados, apenas 264 casos foram confirmados até o momento. Segundo a secretaria, os demais casos estão em processo de investigação. O boletim também registrou um aumento no número de cidades com alta incidência da doença no estado. De acordo com os dados, 12 municípios potiguares tem mais de 300 casos por 100 mil habitantes.

Em comparação ao último boletim, publicado na semana passada, três cidades entraram na lista. Com relação à notificação de Chikungunya, foram notificados 13 casos suspeitos nesse mesmo período analisado e todos estão em investigação. Quanto aos casos de Zika, foram notificados 365 casos e destes cinco foram confirmados. Em 2015 apenas um caso foi notificado.

Enquanto isso…

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (13) que o grande número de casos de zika no país não compromete a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, marcados para agosto deste ano. A afirmação foi feita durante visita ao bairro de Santa Cruz, na zona oeste do Rio, para participar do mutirão de combate a focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, chikungunya e zika. Nós conseguiremos, até a Olimpíada, ter um sucesso bastante considerável nesse extermínio dos mosquitos. Agora, precisamos de vocês [da população]. Essa é uma obrigação do prefeito, do governador e minha. Agora, nós também apelamos para a consciência de cada um dos cariocas, homens, mulheres, crianças, para que nos ajudem nessa função”, disse Dilma.

(Agências de Notícias)