# Nova direção

Depois da saída dos deputados Rafael Motta (federal) e Ricardo Motta (estadual) do comando do PROS no Rio Grande do Norte, o deputado estadual Albert Dickson assumiu a presidência da legenda no estado. Oftalmologista e auditor fiscal do Estado, Dickson presidiu a Câmara Municipal de Natal e assumiu vaga Assembleia Legislativa na eleição de 2014.

# Janela

O Congresso Nacional promulga hoje (18) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 182/2007 que abre espaço para que os candidatos às eleições deste ano, que exercem mandatos de deputados ou vereadores, mudem de legenda. A emenda abre a chamada janela partidária, um período de 30 dias após sua promulgação para que os deputados federais mudem de partido sem que haja punição por parte da Justiça Eleitoral e “sem prejuízo do mandato, não sendo essa desfiliação considerada para fins de distribuição dos recursos do Fundo Partidário e de acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão”. A PEC, aprovada em 2015, altera a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de 2008, que entende que os parlamentares que mudassem de partido sem justificativa perderiam o mandato, pertencente à legenda.

# Lavagem 

Três das quatro ações do PSDB no TSE contra a campanha presidencial do PT em 2014 devem ser rejeitadas. O procurador-geral Rodrigo Janot já disse que, em pelo menos uma delas, não vê razões para anular a eleição. Mas a ação específica que fala do dinheiro desviado da Petrobras passado para o PT como se fosse doação oficial é muito grave. É uma novidade no crime dentro da campanha eleitoral, que é usar o TSE para lavar dinheiro.

# De malas prontas

O deputado estadual Raimundo Fernandes já está de mala arrumada para deixar o PROS e se filiar ao mesmo partido que for o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (ainda no PMDB). Por ser aliado do deputado Ricardo Motta, existia uma expectativa nos meios políticos de que Raimundo Fernandes se filiasse ao PSB, que tem como novo presidente no Rio Grande do Norte o deputado federal Rafael Motta. Quem também seguirá o mesmo rumo que Raimundo Fernandes será o deputado estadual caicoense Vivaldo Costa, que já anunciou saída do PROS e se filiará ao partido que Ezequiel Ferreira for.