Em atendimento ao pleito do prefeito Francisco José Jr. junto ao governador do Estado, Robinson Faria, o titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Mairton França, entregou ao chefe do Executivo Municipal o projeto de limpeza do Rio Mossoró. A reunião foi realizada, na tarde desta sexta-feira, 19, no gabinete do prefeito.

O chefe do Executivo Municipal explicou que, na próxima semana será aberto o processo de licitação para contratar o serviço de limpeza que atuará no leito principal do rio. “Agradeço ao governador Robinson Faria pela agilidade em atender esse importante pleito de Mossoró. Por meio dessa iniciativa, vamos efetuar a limpeza do rio, que é um precioso patrimônio proporcionado pela natureza à cidade”, declarou.

De acordo com Mairton, a abertura da licitação deve acontecer já na próxima segunda-feira, 22. O secretário estadual assinalou que, após estudos, ficou definida a aplicação de um método mais eficiente para realizar a limpeza do rio, hoje com baixo nível de água.

“Percebemos que o trabalho manual de limpeza do rio tem baixo rendimento e expõe os trabalhadores a riscos à saúde. Também observamos que a utilização de um barco catamarã fica limitada, porque o baixo nível do rio inviabiliza a navegação em alguns pontos. Por fim, avaliamos que a melhor alternativa é usar um veículo anfíbio no processo de limpeza, uma vez que o equipamento consegue transitar no rio, mesmo quando o nível de água está baixo”, frisou.

Ainda segundo o titular da SEMARH, o investimento será de R$ 450 mil. Mairton reforçou que a empresa a ser contratada deverá estar apta para iniciar a limpeza dentro de aproximadamente 60 dias. “Após o início da limpeza, a previsão é que os trabalhos sejam concluídos também em um período de 60 dias”, acrescentou o secretário, destacando que a limpeza abrangerá uma área de 250 mil metros quadrados e vai retirar os aguapés e resíduos presentes no rio.

A reunião foi acompanhada pelo titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB), Francidaule Amorim, que esclareceu quais serão os procedimentos da pasta durante o processo de limpeza. “A secretaria vai fiscalizar os trabalhos e dar apoio logístico à execução da limpeza”, ressaltou. A SEIMURB ainda ficará responsável pela destinação dos materiais recolhidos. Uma das alternativas avaliadas é direcionar as coletas para compostagem orgânica. O secretário executivo de Serviços Urbanos, Carlos Clay, e o secretário executivo de Meio Ambiente, José Couto Filho, também participaram do encontro.

Fonte: Assessoria