Por: Vera Magalhães

O dólar fechou a quarta-feira cotado a 3 reais e 88 centavos, o menor valor desde dezembro de 2015. Além da euforia do mercado com medidas econômicas adotadas pelo governo chinês, fatores internos contribuíram para a queda da moeda norte-americana. Alguma medida econômica finalmente aprovada no Congresso? Indicadores de recuperação da economia?

Nada disso. Investidores atribuíram a queda do dólar ao aumento do risco de impeachment de Dilma Rousseff após a avalanche de novas delações premiadas preparada pela Lava Jato. No fundo, é o noticiário político que dá o tom, explicou um corretor à agência de notícias Reuters.

A reação do mercado aos dissabores de Dilma mostra que a presidente já não é vista como alguém capaz de conduzir a economia, nem mesmo de levar o mandato até o fim. A sensação, que havia arrefecido no fim do ano, aparece com força também nas análises de executivos de bandos, presidentes de grandes empresas e políticos. A manifestação de 13 de março deve ser o termômetro das ruas para a erosão da confiança que já se vê nesses setores. (Veja)