A partir da próxima segunda-feira, 7, mais de 120 escolas públicas se mobilizarão contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, Chikungunya e Zika vírus. As ações envolverão técnicos das Secretarias de Educação e Saúde e farão parte da Semana de Saúde na Escola.

Os últimos ajustes foram feitos durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 3, no auditório do Centro Administrativo Alcides Belo e reuniu representantes do Programa Municipal de Saúde na Escola (PSE). Na ocasião, ficou acertado que o Samuzinho e o Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF) também integrarão a mobilização.

 

As ações serão iniciadas nesta segunda-feira a partir da Escola Municipal Leôncio José Santana (Evangélico) e da Escola Estadual Manoel Justino de Melo, situada no bairro de Belo Horizonte, a partir das 8h. As duas unidades contarão com equipes multiprofissionais da saúde do NASF, que realizarão atendimento e orientação a comunidade escolar.

De acordo com a coordenadora do PSE, Aline Samara, durante toda a semana haverá ação em 125 escolas municipais e estaduais, tanto do ensino médio quanto do fundamental. Já no dia 11 será realizado o dia D de combate ao Aedes nas escolas, com mobilizações de alunos e agentes de endemias nas ruas entorno da unidade escolar.

As ações abrangerão 32.600 alunos de diversas idades e de todas as regiões de Mossoró. “O nosso objetivo é intensificar o trabalho de prevenção nas escolas, para que os alunos sejam multiplicadores de informações sobre o combate ao mosquito, um dever de todos nós”, explica Samara Aline. “Precisamos criar o hábito de fazer vistorias contínuas nas nossas casas para destruir criadouros do mosquito e crianças, adolescentes e jovens também têm um papel fundamental nessa mobilização”, conclui.