Professores serão capacitados para conscientização sobre drogas.

Professores da Rede Municipal de Ensino e profissionais da saúde serão capacitados, a partir da próxima segunda-feira, 28, para ações do Programa Conexão Prevenção, que pretende mobilizar a comunidade escolar para intensificar as atividades de prevenção ao uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas. A formação acontecerá, das 8h às 17h, na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, na rua Doutor João Marcelino, s/n, Nova Betânia.

A capacitação, que se estenderá até o dia 1º de abril, será realizada, por meio do projeto “Diga Sim à Vida”, do Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Inicialmente, quatro escolas serão contempladas pelo Conexão Prevenção: Escola Municipal Alex Linhares, bairro Bom Pastor; Escola Municipal Raimundo Nogueira, bairro Santo Antônio; Escola Municipal José Benjamim, Planalto 13 de maio; e Escola Municipal Heloísa Leão de Moura, bairro Bom Jesus.

A formação trabalhará dois eixos denominados de “Jogo Elos” e “#TamoJunto”. O Jogo Elos é voltado para crianças entre 6 e 10 anos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de habilidades de proteção ao uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas nos ambientes escolar e familiar.

O #Tamo Junto é uma estratégia de prevenção ao uso de drogas realizada por professores, em escolas de caráter organizado e interativo, que estimula diálogos constantes e atividades lúdicas que integram elementos de estilo de vida dos adolescentes.

A Prefeitura Municipal de Mossoró aderiu ao programa Conexão Preventiva em 2014, mediante parceria com o Ministério do Público do Estado do Rio Grande do Norte através do Projeto Transformando Destinos.