Palestras educativas integram ações contra Aedes .

Orientar a população por meio de palestras educativas faz parte das ações que visam reforçar as medidas de prevenção e combate ao Aedes aegypti, vetor transmissor de Dengue, Chikungunya e Zika vírus. Na tarde desta segunda-feira, 28, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde ministraram uma palestra sobre o assunto na Escola Estadual Moreira Dias, situada no bairro Doze Anos.

Na ocasião, foi enfocada a necessidade de eliminar criadouros do mosquito e realizar vistorias contínuas nos domicílios para destruir criadouros do Aedes. De acordo com Sandro Elias, coordenador dos agentes de endemias, a maior parte dos focos está dentro dos domicílios. “A responsabilidade por combater o mosquito não é só do Poder Público, mas de toda a sociedade. A população precisa manter o hábito de eliminar todos os criadouros em suas casas”, afirmou.

Ainda de acordo com o profissional, essa é a maneira mais eficaz de combater as viroses relacionadas ao Aedes. “Não adianta o município disponibilizar o carro fumacê se não nos unirmos na eliminação das larvas. O inseticida usado mata apenas o mosquito e nossa preocupação maior é não permitir o nascimento das larvas. Para isso, disponibilizamos os agentes de endemias em todas as regiões de Mossoró”, acrescentou.

Segundo Tereza Cristina, que também coordena o trabalho dos agentes, é necessário que as mobilizações continuem em todo o município. “Muitas pessoas realizam reuniões de calçadas para discutir medidas de combate ao Aedes dentro de suas casas, por entenderem o que é correto: só conseguiremos vencer essa epidemia se unirmos nossas forças”, afirma.

De acordo com Karla Cartaxo, coordenadora da Unidade de Endemias, o setor tem realizado uma série de palestras educativas, em instituições públicas e privadas, para enfocar a necessidade da população manter a vigilância na eliminação de criadouros. “Temos recebido também inúmeras solicitações de palestras em empresas e órgãos diariamente. É um bom sinal, que mostra que a população está disposta a unir forças contra o Aedes”, finaliza.

Fonte: Assessoria