TRT-RN inicia ações em combate ao mosquito Aedes aegypti.

Para alertar sobre os perigos da proliferação dos mosquitos Aedes aegypti no Brasil e atuar na prevenção da Zica, Dengue, Chikungunya e demais doenças, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) vai realizar ações para conscientização de magistrados, servidores, advogados e usuários da Justiça do Trabalho Potiguar. A campanha ‘Judiciário no Combate ao Mosquito’ teve início nesta terça-feira (29) com a divulgação na intranet e nos emails institucionais de questionário desenvolvido pela equipe do Setor Médico do TRT-RN sobre o Aedes aegypti. Na enquete, magistrados e servidores vão poder testar os seus conhecimentos sobre o tema e, ainda, vão poder relatar casos suspeitos de focos do mosquito nas proximidades das suas casas ou em outros locais com o preenchimento de um formulário.

Ao final da pesquisa, o TRT-RN vai apresentar à Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte as denúncias de casos suspeitos para averiguação e combate aos focos. Seguindo com as ações, nesta quarta-feira (30), o técnico da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Norte, Cícero Alves da Silva, vai visitar as instalações do TRT-RN para vistoriar o prédio e instruir os profissionais terceirizados na identificação e combate dos focos do Aedes aegypti.

Após a vistoria, na quinta-feira (31), haverá um mutirão de limpeza no Complexo Judiciário Trabalhista Ministro Francisco Fausto, em Natal, e nas varas do trabalho do interior com objetivo de localizar e eliminar possíveis larvas e focos do mosquito. E para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, na sexta-feira (01/04), o TRT-RN vai promover, no auditório do Tribunal Pleno, a partir das 10h30, uma palestra com especialistas sobre as principais formas de prevenção e combate ao mosquito, além das doenças e viroses que estão presentes na atualidade. Entre as participantes evento está a médica infectologista Patrícia Batista Barra Medeiros Barbosa. Atualmente professora adjunta da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a médica realiza pesquisas com Aedes aegypti focando na biologia do inseto e na identificação de bioinseticidas feitos com plantas da Caatinga.

Participarão também da palestra, a médica infectologista do Hospital Giselda Trigueiro e autora do Manual de Manejo Clínico de Febre do Chikungunya do Ministério da Saúde, Vanessa Melo, e o servidor da FUNASA e gestor ambiental, Valter Luis dos Santos, que vai falar sobre a situação do RN no controle do Aedes aegypti.

Fonte: Assessoria