Caraúbas e Umarizal recebem atividades da Semana da Água.

A ONG Diaconia movimenta os municípios de Caraúbas e Umarizal, nesta quinta-feira (31), com atividades que colocam em pauta a importância da conservação e do consumo consciente da água, recurso não renovável e cada vez mais escasso – não apenas no Semiárido, mas em todo o planeta. As ações integram a programação da Semana da Água (SEMA) e contemplam oficinas, debates e seminários voltados a estudantes da rede municipal, agricultores e integrantes de fóruns e associações rurais.

A partir das 9h, 150 alunos de 08 a 14 anos da Escola Municipal Santa Filomena, em Umarizal, participam de oficinas e debates sobre a necessidade de se adotar, desde cedo, medidas racionais de conservação da água. Simultaneamente, o Fórum de Políticas Públicas de Umarizal recebe seminário para debater os impactos das mudanças climáticas sobre os reservatórios de água locais. O encontro acontece no Sindicado de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) do município.

À tarde, cerca de 40 agricultores/as do Proj. de Assentamento 1º de Maio, em Caraúbas, acompanham seminário sobre os impactos da fruticultura irrigada na região, atividade que tem crescido, nos últimos tempos, com a compra de terras vizinhas por grandes empresas do setor. “Essa atividade pode comprometer os lençóis freáticos do aquífero e trazer sérios impactos para as famílias que produzem de forma agroecológica na comunidade”, alerta o coordenador da Diaconia na região, Leonardo Freitas.

Ainda segundo o coordenador, a SEMA é uma oportunidade de sensibilizar e convocar a sociedade para a adoção de posturas e hábitos alinhados à proposta de conservação e consumo consciente da água. “Além de cobrar medidas eficazes ao Poder Público, também precisamos, individualmente, fazer a nossa parte para que o direito à água seja garantido a todos e a todas, não só agora, mas para as futuras gerações. A água não se renova, é nosso dever conservá-la” afirmou Freitas, acrescentando que a programação da SEMA encerra no 02 de abril, com seminário para o Fórum das Associações Rurais do Município de Caraúbas.

Fonte: Assessoria