O Diretório Central dos Estudantes, DCE, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido começou a confeccionar a carteira de estudante. A emissão do documento, feita pela União Nacional dos Estudantes – UNE, está sob a responsabilidade do Conselho de Entidades de Base – COEB, do DCE. O documento tem validade nacional e garante a meia-entrada em eventos culturais e esportivos. As carteirinhas estão sendo feitas na sala do DCE, das 7h30 às 11h30 e das 17h30 às 20h30. É exigido do aluno apresentar a certidão de vínculo ou atestado de matrícula, documento oficial com foto. A foto 3×4 é feita no DCE e a carteirinha é emitida na hora, com custo de R$ 25,00.

O documento é valido em todo território brasileiro estando regulamentado dentro do padrão nacional de segurança, onde a lei da meia-entrada foi validada. A carteira também assegura um desconto de pelo menos 40% de ingressos para espetáculos artísticos, culturais e esportivos para estudantes, deficientes e jovens de baixa renda. Outra vantagem da identidade estudantil é possuir uma tarja magnética e QR Code com validação eletrônica, no qual emite um código para um servidor autenticado. Essa validação tem acesso as informações onde a carteira foi registrada e a qual instituição de ensino o aluno pertence, assim trazendo mais segurança e evitando fraudes.

“Isso é muito importante, pois identifica de onde o aluno realmente é. Antes quando a carteirinha era feita pelas empresas e a falsificação era muito fácil, não existia o controle de quem era o estudante, já com essa base de dados, ela é controlada pelo próprio Ministério da Educação – MEC, e o também pelo próprio Governo Federal”, esclarece Rodrigo Lima, Diretor de movimentos sociais do DCE. A Ufersa está funcionando como sede da UNE, sendo o primeiro local em Mossoró onde as carteirinhas estão sendo feitas e onde irá permanecer até a demanda cessar. No entanto, essas carteirinhas vão passar a ser feitas em outras instituições, como a Universidade Potiguar – UNP, no Shopping Popular e também nas escolas da região.