Nesta quinta-feira, 18 de abril, faz dezoito anos que morreu Nelson Gonçalves, um dos maiores intérpretes da música popular brasileira de todos os tempos.

Nelson nasceu em 1º/06/1919, na cidade de Santana do Livramento, RS. Seu pai era um imigrante português que tocava violino em feiras-livres se fingindo de cego para arrecadar alguns trocados, enquanto o filho, com 6 anos de idade, cantava empoleirado em cima de um caixote.

Gago, o garoto ganhou logo o apelido de Metralha, pois falava cuspindo as palavras como uma metralhadora. Durante esse tempo foi jornaleiro, engraxate, mecânico, polidor e tamanqueiro.

Foi com o apelido de Metralha que mudou-se para Taubaté,SP, e aos 17 anos recebeu a faixa de Campeão Paulista dos Meio-Médios, após vencer 24 lutadores por nocaute e ter perdido apenas duas vezes, por pontos.

Estudou canto acadêmico por seis anos com o maestro Bellardi, que lhe explicou que não era gago, era taquilárico (do grego takimós: respiração curta, acelerada). E foi o maestro que lhe aconselhou a ser cantor popular.