PROJETO DE LEI OBRIGA FARMÁCIAS DE MOSSORÓ A DISPONIBILIZAREM COLETORES DE MEDICAMENTOS VENCIDOS.

Com o objetivo de reduzir o impacto ao meio ambiente do descarte incorreto de medicamentos vencidos, o vereador Flávio Tácito (PPL) propôs um projeto de lei que obriga as farmácias do município de Mossoró a disponibilizarem coletores de medicamentos com prazo de validade expirado.

O mercado de descarte de medicamento é uma necessidade que está se consolidando em nosso país, e tem a devida confiança do setor empresarial da indústria farmacêutica, laboratorial e hospitalar. No entanto, essa prática ainda precisa ser amadurecida e implantada em Mossoró, tendo em vista os costumes errôneos da população e os prejuízos causados ao meio ambiente. É de tradição a prática de descartar medicamentos não utilizados ou com prazo de validade vencido no lixo comum doméstico, no vaso sanitário ou até mesmo incinerá-los. Porém, muitas pessoas não têm consciência de que tal medida pode causar diversos prejuízos ao homem e ao meio ambiente.

Para o vereador Flávio Tácito, conscientizar a população é o primeiro passo para a efetividade do projeto. “Precisamos primeiro conscientizar as pessoas sobre a importância de tal medida a fim de mudarem seus hábitos. Acredito que, com as farmácias e drogarias disponibilizando um espaço para o depósito de medicamentos, fazendo sua triagem e o correto armazenamento para depois devolver aos fabricantes ou importadores, as pessoas não terão meios de justificar a continuação dessa prática de descarte que acarreta em prejuízos coletivos ao nosso planeta”, avalia.

Fonte: Assessoria