Prefeitura e Ufersa realizarão curso de férias.

Representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMECE) discutiram, na manhã desta sexta-feira, 29, durante reunião no Centro Administrativo, a implantação do Curso de Férias da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) para contemplar estudantes da Rede Municipal de Ensino. Em parceria com a universidade, alunos dos 7º e 8º anos de três escolas municipais (Celina Guimarães, Antonio Fagundes e Duarte Filho) participarão, no período de 21 a 30 de junho deste ano, de atividades laboratoriais na instituição acadêmica.

De acordo com a coordenadora do Curso de Férias da Ufersa, Cristiane Moura, serão disponibilizados 11 laboratórios, com atividades distintas: Laboratório de Engenharia Mecânica; Laboratório de Biorreatores, Nanobiotecnologia e Inovação; Laboratório de Biotecnologia Animal; Laboratório de Biologia Molecular e Reprodução; Laboratório de Imunologia e Parasitologia Molecular; Laboratório de Ensaios de Materiais; Laboratórios de Moluscos; Laboratório de Ecologia de Peixes e Pesca Continental; Laboratório de Engenharia do Petróleo, Laboratório de Genômica e Proteômica; e Laboratório de Genética e Evolução.

“Cada estudante vai optar por um dos laboratórios, conforme a afinidade com as áreas, e participar dos projetos de pesquisa que estão sendo executados no laboratório escolhido”, disse Cristiane.

Cinco alunos de cada uma das três escolas da rede municipal poderão participar do Curso de Férias. “São as escolas que determinam os critérios de escolha dos estudantes. O objetivo do curso de férias é auxiliar os alunos no desenvolvimento dos projetos que eles vão apresentar nas feiras de ciências das escolas e, posteriormente, na Feira de Ciências do Semiárido Potiguar da Ufersa, que acontecerá de 5 a 7 de outubro”, explicou a coordenadora. Através do projeto Novos Talentos, essa será a 3ª edição do Curso de Férias em parceria com a Prefeitura de Mossoró. Cristiane salienta que a inciativa é uma forma de instigar o aluno a adquirir novos conhecimentos, além de permitir aproximação com o ambiente acadêmico. “Ao final do Curso de Férias, cada estudante faz um relatório e apresenta às coordenações dos laboratórios, professores e alunos participantes da iniciativa”, frisou.

Elma Cunha, gerente pedagógica na Semece, destaca que o Curso de Férias possibilita o acesso dos alunos à iniciação científica. “O curso permite que os estudantes ampliem o conhecimento. Além disso, também é uma oportunidade para os alunos pensarem soluções para problemáticas locais”, declarou.

PREPARAÇÃO

No dia 20 de junho, será realizado curso de biossegurança, das 8h às 16h30, na Ufersa, para que os alunos sejam orientados sobre medidas de segurança, como uso de luvas e jalecos. O objetivo é prepará-los para as atividades nos laboratórios.