TRT-RN: Juízes discutem inclusão social e combate ao trabalho infantil.

 

Uma mesa redonda formada pelos juízes Simone Jalil e Alexandre Érico, do programa Trabalho Seguro e Zéu Palmeira, titular do Juízo Auxiliar da Infância e da Juventude, discutiu nesta terça-feira (3) o tema Aprendizagem: Inclusão social e combate ao Trabalho Infantil, dentro da programação da Semana Nacional da Aprendizagem. O encontro foi realizado no Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e contou com a participação estudantes de vários cursos e dos pesquisadores do Grupo de Estudos Seguridade Social (GESTO/UFRN).

Durante as discussões, os juízes defenderam a importância de se garantir o cumprimento do direito à aprendizagem dentro das empresas, previsto em lei, como forma de contribuir diretamente com o combate à exploração do trabalho infantil no Brasil.

“O aprendiz qualificado tem muito mais chances de inserir-se no mundo do trabalho de forma digna em relação a outros jovens que, por falta de perspectiva e de oportunidades, são empurrados para o submundo do trabalho”, reconhece o juiz Zéu Palmeira. Para ele, é preciso que as instituições responsáveis pela qualificação profissional em nosso país também voltem suas atenções para esse segmento da população, “que precisa estar preparado para assumir seu lugar de trabalhador do futuro”, disse.

Durante os debates, os juízes Simone Jalil e Alexandre Érico destacaram a necessidade de se conscientizar todo trabalhador, principalmente, os que estão se iniciando agora, da necessidade de se preservar a vida, por meio de um ambiente de trabalho saudável.

“A vida é o bem mais precioso que nós temos e ela precisa ser preservada a qualquer custo. Não se admite que o local e as rotinas de trabalho, que garantem a sobrevivência do trabalhador, seja um ambiente em que ele comprometa sua saúde e seu futuro”, destacou Simone Jalil.

A Semana Nacional da Aprendizagam prossegue nesta quarta-feira (4) com uma audiência pública no Ministério Público do Trabalho, a partir das 9h da manhã, com a participação de representantes de Instituições de ensino, empresas contratantes e sindicatos.

Na quinta-feira (5), será a vez dos estudantes da Rede Pública de Ensino participarem de uma programação especial, das 9h às 16h, com o tema Aprendizagem: Inclusão social e combate ao Trabalho Infantil, com a participação de juízes e procuradores do trabalho, representantes do Ministério do Trabalho e do Sistema S (Senai,Senac, Senar, Senat e Seescop), no CAIC de Lagoa Nova.