O prefeito Francisco José Júnior participou na manhã desta terça-feira, 3, da abertura oficial da programação do movimento Maio Amarelo – Atenção pela vida. Além do Chefe do Executivo local, autoridades políticas e militares estiveram presentes. A campanha é realizada mundialmente e tem como objetivo prevenir e reduzir os acidentes de trânsito. Cada cidade realiza atividades e cria campanhas em prol do movimento.

A realização das atividades do Maio Amarelo é feita pela Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito em parceria com outros órgãos, entre eles a Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), Detran, Senai, Samu e autoescolas.

“Através das campanhas educativas e fiscalizações dos agentes de trânsito estamos conseguindo reduzir o número de acidentes na cidade. A cada ano a Semob registra menos acidentes. De 2014 para 2015, tivemos 22% de redução e vamos intensificar as ações para diminuir ainda mais. Sabemos que os acidentes são os maiores causadores de mortes entre pessoas de 15 a 29 anos, por isso vamos trabalhar para reduzir os acidentes e valorizar a vida”, comenta o chefe do executivo local.

Durante todo o mês, serão feitas ações para conscientizar a população sobre um trânsito mais seguro e humano. O Maio Amarelo segue a mesma essência do Outubro Rosa e o Novembro Azul, que tratam, respectivamente, do câncer de mama e de próstata. A marca que simboliza o movimento é um laço na cor amarela.

REDUÇÃO DE ACIDENTES – Conforme os dados da Semob, houve uma redução no número de acidentes em Mossoró. Em 2014, o município registrou 761 acidentes, enquanto em 2015 a quantidade foi de 594, o que significa uma redução de 22%. Nos quatro primeiros meses deste ano (até 28 de abril), a Semob contabilizou 157 acidentes. Caso a média se mantenha ao longo do ano, Mossoró deve registrar aproximadamente 475 acidentes, o que representaria nova redução de aproximadamente 20%.

Fonte: Assessoria