Reestruturação do Centro Clínico fortalece atendimento especializado.

O Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado, situado no bairro Bom Jardim, oferta mais de 70 especialidades em saúde. A unidade passa por um processo de reestruturação, que visa ampliar os serviços e facilitar o acesso da população ao atendimento. O equipamento passa por reformas em sua estrutura para integrar novos serviços, como fisioterapia adulta e infantil, e tem recebido novos equipamentos. “O nosso objetivo é tornar o Centro Clínico uma policlínica com diversas especialidades em saúde. Os serviços estão sendo reestruturados, de acordo com portarias do Ministério da Saúde, para humanizar o atendimento à população e modernizar o fluxo dos serviços”, explica a secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz.

Para se ter uma ideia, só em 2015, o equipamento realizou mais de 150 mil atendimentos. O corpo de profissionais conta com 14 especialidades médicas, além de psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, enfermeiro, setores de administrativo e demais profissionais da saúde. São mais de 100 pessoas que trabalham diariamente na estrutura.

A unidade ainda conta com laboratório de análises clínicas, exames como eletroencefalograma, eletrocardiograma, ultrassonografia e raio-x. Também são feitas na estrutura pequenas cirurgias. “Nós contamos ainda com um atendimento especializado para pessoas com Doença Sexualmente Transmissível, através do Centro de Testagens e Aconselhamentos e do Serviço de Atendimento Especializado. Além disso, a unidade também dispõe do Centro de Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST) e Ouvidoria SUS”, acrescenta a diretora Zoraia Paiva.

 

Especialidades médicas disponíveis na estrutura

Ao todo, são 14 especialidades médicas, dentre elas Mastologista, Cardiologista, Dermatologista, Endocrinologista, Neurologista, Traumatologista, Tefrologista, Urologista, Psiquiatra, Pediatra, Ginecologista, Pneumatologista e Radiologista.O encaminhamento ao Centro Clínico é realizado pela Unidade Básica de Saúde (UBS), por meio da Central de Regulação, onde o paciente é informado, ainda na UBS, sobre a data e o horário do seu atendimento.

Fonte; Assessoria