Audiência Pública debate estacionamento rotativo no centro de Mossoró.

 

A implantação do estacionamento rotativo no centro de Mossoró, mais conhecido como “Zona Azul”, foi discutida em audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira, 12, na Câmara Municipal de Mossoró, proposta pelo vereador Vingt-un Neto (PSDB). De acordo com Vingt-un Neto, o objetivo de explicar o Projeto e dar mais esclarecimentos à população quanto à exigência, procedimentos e prazos foi alcançado.

Representando a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, Luiz Correa, explicou que o estacionamento rotativo regulamentado público é um instrumento da autoridade municipal de transito para disciplinar o uso do espaço na via pública, lembrando que não é obrigação da Prefeitura, a criação de estacionamento. O objetivo da zona azul, ainda de acordo com Luiz, é democratizar e racionalizar o uso das vagas em via publica, estimulando a rotatividade. “Às 8h da manhã todas as vagas no centro já estão ocupadas, dificultando o fluxo da população no comércio. A rotatividade estimulará e promoverá a atividade comercial, já que a rotatividade disponibilizará mais clientes ao comercio”, opina.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró, Getúlio Vale, o Projeto é bastante interessante à medida que contempla empresários e ambulantes, colaborando para a expansão do comércio, além de organizar o trânsito. Michelson Frota, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (SINDIVAREJO) traz pesquisa mostrando que ¾ da população embora não conheça a zona azul, é a favor, por acreditar que a implantação do estacionamento rotativo irá melhorar a organização, maior segurança, aumento na quantidade de vagas.

Presidente do Sindicato dos Taxistas, Willame Fernandes ressalta que “há quinze anos trabalho no trânsito de Mossoró. Com o passar desse tempo observei o aumento do número de veículos e o encolhimento dos espaços. Somos a favor do Projeto e pedimos que sejam preservadas as vagas e pontos já delimitadas para os taxistas”.

Estiveram presentes a discussão, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró, Getúlio Vale, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (SINDIVAREJO), Michelson Frota, presidente do Sindicato dos Taxistas, Willame Fernandes, diretor do Detran, Nogueira de Dodoca, além de representantes do Executivo, Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Alvibar Gomes e Diretor de Mobilidade Urbana, Luiz Correa e dos vereadores Tomaz Neto (PDT), Soldado Jadson (SD) e Izabel Montenegro(PMDB).

Fonte: Assessoria