A Secretaria Municipal de Saúde abriu, nesta quarta-feira, 18, a Semana da Luta Antimanicomial. As atividades foram iniciadas no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI) e contaram com palestras, atendimentos de saúde e com a participação de artistas locais. Estiveram presentes diversos pais e crianças, que recebem acompanhamento na unidade.

A iniciativa contou com a presença do prefeito Francisco José Júnior, que destacou a importância de atividades comemorativas no acompanhamento dos pacientes. “Mobilizações que incentivam a interação e integração entre pais, crianças e profissionais tornam o atendimento mais humano e esse é o nosso objetivo: manter os equipamentos de saúde mental mais atraentes e com respostas cada vez mais significativas para os pacientes”, afirmou.

De acordo com Ana Leine, diretora da unidade, o evento, que marca o Dia da Luta Antimanicomial, é um momento importante para refletir e discutir o atendimento à saúde mental. “O nosso desafio é manter este serviço com mobilizações e iniciativas que garantam uma maior interação entre a comunidade. O Capsi acompanha mais de 200 crianças e adolescentes e é referência na área”, relata. Vera Lúcia é mãe de uma criança que recebe acompanhamento de profissionais do Capsi e compareceu ao evento. “Eu procuro trazer sempre meu filho à unidade em todas as atividades, porque isso ajuda na resposta do tratamento. Ele se sente bem e é um momento também para nos confraternizamos com as demais famílias”, comemorou.

A ação contou com a presença do poeta Antônio Francisco, do cantor Dayvid Almeida, além de atendimentos como vacinação, verificação de pressão arterial, Índice de Massa Corpórea (IMC), verificação e atualização do Cartão SUS, oficinas voltadas às crianças e palestras relativas à Luta Antiomanicomial.

 

CAPS II também realizará atividades

 

O Caps II também realizará atividades referentes à Semana de Luta Antomanicomial. Nesta quinta-feira, às 14h30, a unidade promoverá uma palestra com o tema ‘Loucura não se prende’, ministradas por profissionais do Serviço Social e da Educação Física. A unidade está situada à Rua Severiano Melo, no bairro Nova Betânia.