Os concursos de quadrilha junina e de Rei e Rainha do Mossoró Cidade Junina (MCJ 2016) têm calendário definido. As disputas evocam uma tradição do período e abrilhantarão o MCJ, iniciado no sábado passado, 4, com o Pingo da Mei Dia, e que seguirá até o dia 26 deste mês com muitas atrações. A programação começa na próxima quinta-feira, 9, com o Concurso Rei e Rainha do MCJ. No dia 10, tem a primeira eliminatória do Concurso de Quadrilhas na modalidade estilizada estadual. Na data seguinte, acontecerá a segunda eliminatória também na categoria estilizada estadual. Já no dia 12, será promovida a final da referida modalidade.

As disputas terão continuidade em 16 de junho, com o Concurso Adulto Estilizado e Tradicional de Quadrilhas na modalidade municipal. No dia 17, será realizada a primeira eliminatória na categoria tradicional/estadual. Na data seguinte, acontecerá a segunda eliminatória na modalidade tradicional/estadual. O dia 19 será marcado pela final dessa última categoria.

O dia 21 deste mês será reservado para a Festa da Melhor Idade. Na data posterior, acontecerá o Concurso Infantil – Estilizado/Tradicional na categoria municipal. Ainda conforme o calendário da coordenação das quadrilhas, o dia 23 será dedicado para a Festa da Zona Rural e à primeira eliminatória do Concurso de Quadrilhas Estilizadas Interestaduais. Na data seguinte, acontecerá a segunda eliminatória dessa mesma categoria. No dia 25, o MCJ promoverá a terceira eliminatória das quadrilhas também na modalidade estilizada/interestadual. Na data posterior, acontecerá a final do Concurso Estilizado Interestadual. De acordo com a coordenação dos concursos, cerca de 60 quadrilhas se inscreveram, abrangendo as categorias estadual, municipal e interestadual. Com exceção da Festa da Melhor Idade, as apresentações das demais modalidades de quadrilhas acontecerão no Ginásio Pedro Ciarlini.