A Rede Municipal de Ensino iniciou nesta quarta-feira, 15, mais uma importante etapa. Trata-se do fortalecimento do Projeto Robótica Educacional. Professores, diretores e alunos estiveram reunidos no Teatro Dix-huit Rosado, para acompanhar a entrega dos kits de robótica aos representantes de unidades de ensino, como também a exposição de equipamentos desse universo tecnológico.

Curiosidade e atenção aos pequenos robôs e objetos montados por meio da robótica eram comportamentos comuns aos vários estudantes que observavam a exposição tecnológica na recepção do teatro. No auditório, também aconteceu a certificação dos primeiros 50 professores capacitados para a implementação dessa fase do Projeto Robótica Educacional. A Prefeitura trabalha com a proposta de habilitar até 200 profissionais para empregar a robótica no cotidiano escolar.

“A nova etapa do projeto será implementada à medida que os professores forem sendo capacitados. Para isso, já habilitamos 50 profissionais de educação e estamos trabalhando para preparar outras turmas, para aplicação da robótica no ambiente escolar”, explica Mariza Pinto, secretária executiva de Gestão da Rede Municipal de Ensino.

A titular da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Glaudionora da Silveira, enfatizou o papel que será desempenhado pela robótica nas unidades de ensino. “O objetivo do Projeto Robótica Educacional é oferecer aos estudantes da Rede Municipal de Ensino a oportunidade de desenvolver habilidades relacionadas ao raciocínio lógico e de participar de investigações científicas de forma lúdica e motivadora”, frisou.

O prefeito Francisco José reiterou a dedicação da administração municipal para estruturar as escolas da rede. “A nova etapa do projeto de Robótica será, sem dúvida, mais uma importante ferramenta para o desenvolvimento educacional de nossos alunos. Por isso, estamos aqui, unindo esforços para promover o aprimoramento do ensino público em nossa cidade”, salientou.

A estudante Alany Oliveira, 14 anos, cursa o 9º ano na Escola Municipal Doutor José Gonçalves, localizada no Sítio São João da Várzea, Zona Rural de Mossoró. A aluna destacou a importância da iniciativa. “A robótica pode ser inserida em várias disciplinas e nos dá suporte para o fortalecimento de habilidades em campos distintos do conhecimento. Além disso, a robótica é bastante atrativa, despertando interesse em nós, estudantes”, pontuou.

Fonte: Assessoria